Você planeja sua viagem durante o ano todo: faz o roteiro, escolhe um bom hotel, pesquisa os passeios e fica esperando pelo tão sonhado dia chegar!
Só que, ao chegar ao destino, no aeroporto, vem aquela surpresa desagradável: na hora de pegar a mala você percebe que ela foi extraviada!
Aí começa a peregrinação atrás dos seus pertences, e o que era para ser um sonho vira um pesadelo.
Mas o que fazer em situações como estas?
A primeira providência começa antes mesmo da viagem e deve ser feita em casa:
- Faça uma lista com todos os itens que você colocou na mala;
- Coloque uma etiqueta, dessas vendidas em lojas de acessórios, com seu nome, telefone, endereço e outras informações de contato;
- No aeroporto, procure a companhia aérea e faça uma declaração do valor da bagagem, que é um tipo de seguro, mas atenção! Ele não cobre objetos de valor como joias ou aparelhos eletrônicos. A declaração vai ajudar no reembolso dos outros itens despachados;
- Quando estiver voltando, guarde as Notas Fiscais de tudo o que tiver sido comprado.
Minha bagagem extraviou, e agora?
O primeiro passo é manter a calma e procurar o setor de Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB) da companhia aérea. Você também pode fazer uma queixa no escritório da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) dentro do aeroporto.
De acordo com o IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor) as companhias aéreas têm até sete dias para devolver sua bagagem no destino informado, em casos de voos nacionais, ou até 21 dias para viagens ao exterior.
E mais: as companhias devem cobrir suas despesas iniciais básicas com itens indispensáveis como roupas e objetos de uso pessoal e higiene. Esse valor varia de acordo com a empresa aérea.
Mas e se minha bagagem não for devolvida?
Nesse caso você tem direito ao reembolso em dinheiro. Esse valor deve ser equivalente ao valor da mala física e dos itens contidos nela, além de despesas que você teve por conta da perda.
Por isso, além de fazer a declaração do valor da bagagem antes da viagem, guarde todos os comprovantes de despesas que você teve por causa do extravio.
Se nada for resolvido, a orientação é que você procure o Procon. Lembre-se de, ao fazer a queixa, levar todos os comprovantes, passagem e declaração de valor, ou seja, tudo o que possa comprovar sua viagem, o extravio da sua bagagem e os itens que estavam dentro dela.
Mas não tem outro jeito?
Tem sim, bem mais prático! Hoje com ajuda da tecnologia é possível colocar um dispositivo de GPS dentro da sua bagagem que pode ser rastreada pelo seu celular. Assim é possível saber onde ela está, sem ter que passar por toda essa burocracia.
Estes dispositivos são pequenos, não ocupam espaço na sua mala e são bem acessíveis e vendidos online.
Saiba mais aqui!
O mais importante é que você não tenha dor de cabeça ao chegar ao seu destino. Afinal, você investiu seu tempo e dinheiro em uma viagem de férias e o extravio de sua bagagem não deve fazer parte do pacote! Por isso siga estas dicas e curta suas férias com tranquilidade!