Saiba como dar suporte a pessoas portadoras de necessidades especiais

Se você tem na família alguém com necessidades especiais, sabe o quanto é importante que esta pessoa tenha o suporte adequado.

Somente assim você garante o bem-estar e a qualidade de vida do seu ente querido.

Além disso, os cuidadores também podem fazer uso de adaptações no espaço físico e usar equipamentos hospitalares e tecnológicos para ajudar nessa tarefa.

Mas como dar suporte a pessoas com necessidades especiais?

O primeiro passo é identificar a necessidade especial e conhecer melhor sobre o assunto. Para isso você pode participar das consultas médicas e obter orientações valiosas sobre como é possível ajudar seu familiar.

Você também pode participar de grupos de apoio. Ouvir histórias de pessoas que estão enfrentando os mesmos desafios que você, vai ajudá-lo a entender melhor sobre o assunto. Nesses grupos você também terá a oportunidade de fazer amigos e trocar ideias.

Em casa

Em seguida você pode fazer adaptações no espaço físico do portador de necessidades especiais que vão facilitar sua vida e torná-lo mais independente. Por exemplo: rampas de acesso, portas mais largas e banheiro adaptado facilitam a locomoção e o dia a dia dos cadeirantes e idosos.

Para pessoas com deficiência visual, o ideal é que não haja muitos móveis no caminho e nem tapetes. A locomoção destas pessoas também pode ser facilitada através de recursos sonoros e táteis.

Uma adaptação simples, mas muito útil para portadores de deficiência auditiva é a instalação de uma lâmpada que se acende sempre que a campainha toca.

Contratando um cuidador

Em alguns casos os familiares podem precisar de um cuidador. Esta pessoa vai ajudar nas tarefas do dia a dia como alimentação e cuidados com a higiene, por exemplo. Outra vantagem é que o familiar tem mais tempo para cuidar de suas próprias atividades e até descansar um pouco.

Use a tecnologia

Felizmente os familiares e cuidadores podem fazer uso de dispositivos eletrônicos que podem ajudar nos cuidados com a segurança do portador de necessidades especiais.

Um bom exemplo é o Appego GPS Portátil, um dispositivo que pode ser facilmente colocado na bolsa ou na roupa do seu familiar. Através dele é possível saber a localização e o percurso feito por ele através do seu celular. E mais: essas informações podem ser acessadas por outros familiares responsáveis pelos cuidados com o familiar.

Assim você e sua família podem saber, por exemplo, se o cuidador está fazendo os passeios nos locais delimitados por você. E mais: você pode ativar o sensor de queda para ser notificado em caso de acidentes.

 

Como você viu, atitudes simples podem melhorar a vida de pessoas portadoras de necessidades especiais e de seus familiares. E se precisar de ajuda não hesite em pedir. Você não precisa fazer tudo sozinho! Converse com a equipe médica e com outros membros da sua família, assim você garante a saúde do seu familiar e a sua.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp